Espetáculo do Giramundo de 1988
Direção: Álvaro Apocalypse
Direção de Remontagem: Beatriz Apocalypse
"Giz é voltado para adultos e crianças, e é um dos espetáculos mais curiosos já criados pelo Giramundo: não há linearidade de roteiro, o texto é composto por uma sucessão de situações isoladas e, aparentemente, sem ligação entre elas. Estas pequenas histórias ocorrem em torno de uma família típica, onde pessoas nascem, pessoas morrem, em um processo incessante, perturbador e freqüentemente cômico. Um tênue fio condutor liga as cenas: o abandono.
Os bonecos do espetáculo são grandes, quase todos maiores do que os próprios manipuladores, e trazidos ao palco suportados por cabides de madeira, sugerindo uma condição de dependência e submissão. A técnica foi criada por Álvaro Apocalypse. Não são humanos, nem animais: são seres caricaturais, e, como toda caricatura, apresentam traços grotescos e exagerados. Trazem, também, mecanismos de manipulação frouxa, gerando um padrão de movimento peculiar. Os bonecos de Giz são totalmente brancos, assim como os demais elementos cenográficos, tornando-se suporte para recebimento de luz colorida.
Giz foi remontado em 2008. Durante o processo de readaptação, o Giramundo utilizou os desenhos e a concepção originais criados por Álvaro Apocalypse, porém fez atualizações técnicas e estruturais nos projetos, colocando-os a par das inovações e soluções encontradas pelo grupo nos últimos anos. Para esta nova montagem, os figurinos dos marionetistas foram especialmente desenhados pelo estilista Ronaldo Fraga."(*)
Veja mais imagens sobre o espetáculo captadas por Liliane P. no flickr dela, clica aquí.
Mais coisas legais sobre a produção dos bonecos do espetáculo nesta postagem do Blog do Giramundo.
(*) Informações retiradas de release do espetáculo encontradas aquí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário