17.9.06

I Semana de Estudos sobre Teatro de Animação

Teatro de AnimaçãoPonto de Cultura Anima Bonecos promove a I Semana de Estudos sobre Teatro de Animação em Rio do Sul/SC. Pontos da região sul terão hospedagem e alimentação gratuitosO Ponto de Cultura Anima Bonecos de Rio do Sul, Santa Catarina, realizará de 24 a 28 de outubro a I Semana de Estudos sobre Teatro de Animação. O encontro reunirá bonequeiros de Santa Catarina, além de estudantes de artes cênicas e demais interessados. A programação conta com oficinas, debates e apresentações culturais. Será oferecido auxílio de hospedagem e de alimentação para Pontos de Cultura da região sul que estejam interessados em participar do evento. Cada Ponto deve inscrever um integrante. Durante a semana, serão realizadas duas oficinas: Curso de Mecanismo de Articulações para Bonecos, ministrado por Paulo Nazareno para profissionais que já constroem bonecos e Discussões sobre Dramaturgias para Teatro de Bonecos e Linguagens, ministrada pelo professores Valmor Beltrame (Nini) e Maria de Fátima Moretti (Sassá) e pelo ator e diretor Luiz André Cherubini. A programação conta ainda com apresentações de grupos de Santa Catarina, além de espetáculos convidados como os de Sérgio Mercúrio, da Argentina, Grupo Sobrevento, de São Paulo, Cia Alexandre Boccanera, do Rio de Janeiro e Trip Teatro de Animação, de Rio do Sul/SC. Com mais esta ação, o Ponto de Cultura Anima Bonecos viabiliza o aprimoramento artístico dos artistas bonequeiros, não só da cidade de Rio do Sul, mas de todo o Estado de Santa Catarina. O evento é realizado por meio do edital Míriam Muniz, da FUNARTE. Para se inscrever e saber de mais informações, ligue (47) 3525-5229 ou mande e-mail para cppta@hotmail.comFonte: Ponto de Cultura Anima Bonecos

Mensagem quase oportuna


Tanti auguri per buratini

( foto de Dario Fo retirada do seu site oficial listado n' Estes dos quais gosto )



Hoje fiz postagem sobre o grupo Inbust, que conhecí num intercâmbio promovido pelo 'Palco Giratório' em Salvador e lembrei desta mensagem que guardei, onde Dario Fó fala especificamente de teatro de bonecos publicada em vários lugares por ocasião do 21 de março, o Dia Mundial dos Marionetes.

Mensagem Internacional de Dario Fo (Itália) Prémio Nobel da Literatura 1997

"As marionetas, os fantoches e o teatro de sombras figuram entre as mais antigas expressões artísticas da nossa cultura. Em todas as civilizações, podemos encontrar as raízes teatrais e literárias das artes dramáticas no teatro de fantoches, que, por seu turno, evoluiu ao longo dos séculos das formas mais diversas e extraordinárias.Isto pode verificar-se pela simples contemplação das diversas variedades de marionetas que se desenvolveram durante o período medieval, desde as representações sagradas e misteriosas, até às representações de cenas da natividade, nas quais participavam figuras, marionetas e estátuas falantes.As interacções entre o teatro convencional e o teatro de marionetas foram sempre abundantes, abrangendo formas variadas e diferentes entre si. Por exemplo, na Idade Média, a noção teatral da máscara sofreu inúmeras alterações, absorvendo personagens e alimentando-se a partir de diferentes fontes.Uma das atracções específicas do teatro de marionetas é o elemento de comédia, especialmente nas marionetas de fio: grandiloquente, paradoxal, inteligente e eficaz. O elemento cómico não retira a sua expressividade apenas dos gestos, que representam um tipo fundamental de linguagem, especialmente neste tipo de teatro, mas também do vocabulário, panos de fundo e cenários. esse elemento cómico, torna-se frequentemente num criticismo social exagerado e selvagem, apesar do facto deste criticismo nunca ser assumido como o seu objectivo último.Os bonecos são, eles próprios, uma síntese do actor, seja ela criada pela ilusão do movimento, ou, pela ilusão da exasperação. Em complemento, todas as linguagens teatrais que encontramos no teatro de marionetas convergem para uma forma essencial única e intensa.É por isto que, pessoalmente, considero o teatro de marionetas uma incrível fonte de inspiração. Com o teatro de marionetas, tal como com a pintura, encontro a mesma resposta para sentimentos de bloqueio criativo ou falta de produtividade, e alcanço um resultado racional ao criar sequências de cenas de marionetas, que agem como um esboço ou resumo da síntese que procuro. Da mesma forma, alcanço uma síntese ao vestir as marionetas, criando cenários e um enredo dramático, e, assim, tudo o resto se dissipa.Na minha vida profissional, as marionetas estiveram e continuarão a estar presentes. Naturalmente isto deve-se em grande parte a Franca e à sua tradição familiar, tradição que ela manteve e da qual retirou grande prazer. Como um aparte, deixem-me referir que, num período particular da sua história, a família Rames geriu uma grande e bem sucedida companhia de teatro de fantoches, tendo trabalhado no teatro tradicional por mais de sessenta anos.Tenho usado fantoches e marionetas desde que comecei a subir ao palco, começando com "Grande pantomima con pupazzi piccoli e medi", em que metade dos personagens eram interpretados com marionetas.A mais recente experiência com espectáculos de marionetas, foi no espectáculo levado à cena com Franca e Giorgio Albertazzi: "Il diavolo con le zine".Para terminar, gostaria de relembrar que no caso da "Grande pantomima" usámos não só "pupazzi" mas também marionetas conhecidas como "catalanas" e outras figuras enormes que tinham mais de três metros de altura. Demonstrámos assim, com este acto, que quebrar com a uniformidade de formas de expressão podia produzir um profundo valor teatral, inesperado, até para aqueles de nós que conceberam a ideia. Como se devem ter apercebido, adoro o teatro de marionetas, e a UNIMA, ao organizar o Dia Mundial da Marioneta, dá-me a oportunidade de expressar a alegria que artistas e criadores experimentam diariamente, por todo o mundo, ao trabalharem nos diversos tipos de teatro de marionetas."

Inbust


André Mardock, Anibal Pacha, Ester Sá, Paulo Ricardo, Adriana Cruz fazem parte do Inbust ( Foto de 'Curupira'). Raro exemplo de teatro de bonecos levado ao profissionalismo.



Tive oportunidade de assistir ao Pássaro Junino e ao Curupira em Salvador, matando a saudade do sotaque da terra natal.

Cartaz de estréia do novo espetáculo. Infelizmente não pude ir à Belém conferir. A utilização de paneiros ( cestaria rústica) para a confecção de bonecos é encantadora além de formalmente justa.

Programação do grupo Inbust, de Belém do pará, para setembro e outubro


10/set Domingo 10h Curupira Comun. Olga Benário, no Aurá. Entrada livre
12/set Terça 10:30 Sirênios Theatro da Paz. Entrada livre
12/set Terça 17h Sirênios Theatro da Paz. Livre
15/set Sexta 11h Curupira SESC Ananindeua. Livre
15/set Sexta 17h Fio de Pão A Lenda da Cobra Norato SESC Ananindeua. Livre
17/set Domingo 18h Sirênios São José Liberto, no Coliseu das Artes. Livre
23/set Sábado 17:30 Fio de Pão A Lenda da Cobra Norato Quadra do SESC Doca. Livre
30/set Sábado 9h Os 12 Trabalhos de Hércules Aslan Mauriti, no Cine-teatro. Para o Público interno
1/out Domingo 17:30 Fio de Pão A Lenda da Cobra Norato Estação das Docas, no Anfiteatro. Livre
8/out Domingo 17:30 Tem Boneco no Cortejo Estação das Docas, no Anfiteatro. Livre
9/out Segunda 17h Curupira Gin Esc.Sta.Ma.Bertilla, em Benevides-Pa. Livre
11/out Quarta 17:30 Tem Boneco no Cortejo Estação das Docas, no Anfiteatro. Franca
14/out Sábado 10h Fio de Pão A Lenda da Cobra Norato Teatro do CCBEU. O ingresso será trocado por um Brinquedo.
15/out Domingo 9h Os 12 Trabalhos de Hércules Ocup. Carlos Marighela, no Aurá. Livre
15/out Domingo 17:30 Os 12 Trabalhos de Hércules Estação das Docas, no Anfiteatro. Livre 19/out Quinta 15h Curupira SESC Ananindeua. Franca
22/out Domingo 17:30 Curupira Estação das Docas, no Anfiteatro. Livre 29/out Domingo 17:30 Sirênios Estação das Docas, no Anfiteatro. Livre

In Bust - Teatro com Bonecos mailto:an_pacha@yahoo.com tel 55 91 3259 4580 / 9941-8071 / 9628-0101