14.2.11

Um passo para o I Festival Latino-Americano de Teatro de Bonecos no Ceará

Chama o Mateus!

"A diretoria da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – Núcleo Ceará esteve reunida na manhã desta segunda-feira, 14, com a secretária-adjunta da Secult, Maninha Morais, apresentando proposta para realização do I Festival Latino Americano de Teatro de Bonecos, programado para ser realizado no mês de outubro, em Fortaleza, com o objetivo de trabalhar a capacitação e a formação de bonequeiros do Ceará, que hoje atuam em 14 grupos, totalizando cerca de 120 artistas.
De acordo com a vice-presidente do Núcleo Ceará, Izabel Vasconcelos, este evento faz parte de um esforço da categoria para a profissionalização e o aprimoramento técnico dos bonequeiros, “já que a arte de bonecos é tratada de forma muito superficial nos dois cursos de nível superior em artes cênicas no estado”. O projeto do Festival prevê a vinda de grupos de quatro países, e outros estados como Rio Grande do Norte, Paraná e Rio Grande do Sul. “Para nós é muito importante termos a oportunidade de trazer artistas que tragam suas experiências com bonecos populares até os mais contemporâneos, fortalecendo esta expressão tão característica da cultura nordestina”, ressaltou.
Izabel enfatizou ainda a importância do Festival para a conclusão do processo que tramita junto ao Ministério da Cultura para que o mambulengo seja incluído como patrimônio nacional. “Para isso, devemos fortalecer esta expressão da nossa cultura”. Maninha Morais comprometeu-se e analisar as propostas e colocou-se à disposição para intermediar junto ao Theatro José de Alencar ou Centro Dragão do Mar espaços para a realização das atividades do Projeto Abril com Bonecos."


por Sonara Capaverde, Coordenação de Comunicação Secult CE no site da Secretaria de Cultura CE

Veja que notícia fabulosa! Também é fabuloso, mas num sentido negativo, que o mamulengo ainda não seja patrimônio nacional. Mateus, acode eu!