8.2.11

Entrevista de Katiane Negrão do Grupo Tato sobre o espetáculo "Tropeço"

"Quando pensamos em drama ou comicidade, não soubemos escolher. Queríamos algo profundo, poético, mas que também possibilitasse o riso. Quando os tecidos sobre as mãos nos inpiraram duas velhas começamos a improvisar pequenas cenas que velhas poderiam fazer, e que ainda pudessem ser feitas com uma mão sem que a pltéia sentisse falta da outra mão. Estas pequenas ações foram nos dando material para definir suas personalidades até que escolhemos que tipo de relações elas teriam, e escolhemos ser uma casal homossexual. E percebemos que estávamos tratando de um assunto, ou melhor, dois assuntos em um, muito delicado a homossexualidade na velhice. Não queríamos cair no ridículo, na tiração de sarro, quisemos realmente tratar o assunto com delicadeza e bom humor, e vimos que o mais importante que estávamos falando era do amor entre duas pessoas e não importava de que sexo elas eram."

Curso de Teatro de Sombras Chinesas em São Paulo

O trabalho será acompanhado por Liang Jun, diretor da Cia. de Arte Popular de Shaanxi, fundada em 1953 e coordenado por Luiz André Cherubini.

A companhia chinesa reúne em sua cidade mais de 100 artistas, manipuladores, artesãos e técnicos e é conhecida por seu teatro de sombras, apontado como o melhor do país. Sediada na cidade de Xian – conhecida como o berço da cultura chinesa e lugar de nascimento do teatro de sombras – a companhia é o único grupo profissional de âmbito provincial na China. Liang Jun é oficialmente reconhecido pelo governo chinês como mestre de sua arte, privilégio de raros artistas de seu país.
Ao longo do curso, serão construídas telas e fontes de luz no estilo de Shaanxi. Os participantes poderão experimentar desenho, confecção de figuras de sombras e conhecer os procedimentos do gênero.


Inscrições até o dia 18/02
Espaço Sobrevento, situado na Rua Coronel Albino Bairão, 46, no bairro do Belenzinho, em São Paulo.
Horário: De segunda-feira à sexta-feira, das 14h às 18h. Início em 28/02 e término em 15/03, 30 vagas.