31.5.07

Ciência ou filosofia


Gostar de teatro de sombras pode nos fazer dar atenção a coisas estranhas.
Encontrei o texto a seguir no site 'Clube da sombra' , postada por Alexandre Fávero. A sombra é realmente um elemento fascinante por sua natureza dúbia, por estar ligada ao sonho, à morte, à não-existência.
Não é uma teoria fácil de digerir; ficou-me na verdade como uma especulação divertida bem ao modo de Carl Sagan (mas sem seu embasamento científico) ou aquelas teorias de conspiração que os norte-americanos apreciam. Precisaríamos revisitar a caverna de Platão.


"A TEORIA DO ESCURO

Por anos, tem se acreditado que lâmpadas elétricas emitem luz. Porém, recentes informações provaram o contrário.
Chamamos hoje as lâmpadas elétricas de "Sugadores de Escuro" (S.E.). A teoria de Sugadores de Escuro prova a existência do Escuro, que este possui massa, é mais poderoso e pesado que a luz e, ainda, que o Escuro é mais rapido do que a luz!
A base da Teoria do Escuro é a seguinte: lâmpadas elêtricas sugam o escuro. Pegue, por exemplo, o S.E. que ha' em seu quarto.
Há muito menos Escuro perto dele do que em outras partes do ambiente. Maior o Sugador de Escuro, maior sua capacidade de sugar. Sugadores de um estacionamento, por exemplo, tem capacidade muito maior do que o de um quarto. Bem, como todas as coisas, S.E.'s não vivem para sempre... Uma vez cheios de luz, eles não mais podem Sugar (Isto é provado pela mancha preta que aparece em um Sugador cheio). Uma vela é um Sugador primitivo. Uma vela nova tem um pavio branco. Você notará que depois do primeiro uso, o pavio se tornará preto, representando todo o escuro que foi sugado para ele. Perceba que se você segurar um lápis para perto do pavio de uma vela em operação, uma parte ficará preta devido a ele ter ficado no caminho do fluxo de Escuro para dentro da vela. Infelizmente, estes primitivos Sugadores de Escuro tem capacidade muito limitada.
Existem tambem S.E.'s portáteis. As lâmpadas destes não podem suportar todo o escuro por elas próprias, necessitam de uma B.A.T.E.R.I.A (Base de Armazenamento Total de Escuro por Raios Internamente Absorvidos). Quando a unidade está cheia, a capacidade diminui e é necessário esvaziá-la (erroneamente conhecido como recarregar) ou substituí-la para que o equipamento possa voltar ao funcionamento.
O Escuro tem massa. Quando o escuro entra no S.E., a fricção com este gera calor. Portanto, não é aconselhável tocar um Sugador em operação. Velas representam um problema especial visto que o Escuro necessita se deslocar para dentro de um pavio sólido, ao invés de um vidro transparente. Isto gera grande quantidade de calor. Pode ser muito perigoso tocar uma vela em operação.
O Escuro é também mais pesado que a luz: se você nada sobre a superfície de um lago, voce vê muita luz. Agora, ao passo que você vai descendo e descendo, você percebe que lentamente vai ficando mais e mais escuro. Numa certa profundidade, a escuridão será quase total. Este fato ocorre devido ao Escuro (mais pesado) ir ao fundo enquanto a luz (mais leve) flutua para a superfície. O imenso poder do escuro pode ser usado para o bem do homem. Podemos coletar o escuro que submergiu no fundo de rios e lagos e empurrá-lo, junto com a água, para turbinas, as quais podem gerar eletricidade para novamente ligar Sugadores de Escuro pela cidade (Escuro atrai Escuro). Em um rio, uma canoa navegando a favor do fluxo de Escuro, deve-se remar lentamente, para não atrapalhar este fluxo. Mas, quando navegar contra o fluxo, deve se remar rapidamente para ajudar a empurrar o Escuro ao longo de seu caminho.
Finalmente, precisamos provar que o Escuro é mais rápido que a luz. Se você permanecer em um quarto iluminado em frente a porta de um armário fechado e escuro e vagarosamente abrir a porta, você verá que a luz entra lentamente pelo armário. Mas, como o escuro é tão rápido, você não é capaz de ver este sair do armario.
Concluindo, gostaria de dizer que S.E.'s fazem tudo para que nossas vidas sejam mais fáceis. Portanto, da próxima vez que voce olhar para uma lâmpada elétrica, lembre-se de que é, de fato, um Sugador de Escuro!"

Esquema de um fluxo de luz sendo sugado por um SE.

Segundo o Google a teoria, na verdade de autor desconhecido, foi divulgada também atraves do jornal do Gremio da Escola Politecnica da USP, edicao 208, de outubro de 1991, essa parece ser a referência mais antiga. Está disseminada em blogs e sites mundo virtual a fora.


Neste abril a Cia. teatro Lumbra trouxe a Salvador pelo 'Palco Giratório', projeto do SESC, o espetáculo 'Saci Pererê' e sua performance 'Bolha Luminosa' ,além de uma oficina de teatro de sombras.

foto da oficina em Salvador

Bibliografia

Teatro de formas animadas e assuntos correlatos


ABREU, Maria Clara Cavalcanti de & ALCURE, Adriana Schneider & PACHECO, Gustavo. Teatro do Riso: Mamulengos de Mestre Zé Lopes. Catálogo de exposição. Funarte/Ministério da Cultura, 1998. (segunda edição em 2001)
*
ACIOLI, Conceição. Quando pirilampos desafiam faróis: um estudo sobre a atualidade das tradições brasileiras do teatro de bonecos. Dissertação/Mestrado São Paulo: ECA/USP, 2001.
*
ACSELRAD, Maria. Viva Pareia! A arte da brincadeira ou a beleza da safadeza – uma abordagem antropológica da estética do Cavalo-Marinho. Dissertação (Mestrado em Antropologia). Instituto de Filosofia e Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA), UFRJ, 2002.
*
ALCURE, Adriana Schneider. Mamulengos dos mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. Dissertação (Mestrado em Teatro). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação, UNIRIO, 2001.
____. A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do Mamulengo. Tese/doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. ( Em PDF)
*
ALMEIDA, Ângela. Chico Daniel: a arte de brincar com bonecos. Natal: NAC, 2002.
*
AMARAL, Ana Maria. O teatro de bonecos no Brasil e em São Paulo de 1940 a 1980, São Paulo: Com Arte, 1994.
____. Teatro de formas animadas: máscaras, bonecos objetos. São Paulo: Edusp, 1996.
____. Teatro de animação: da teoria à prática. São Paulo: Ateliê, 1997.
____. O ator e seus duplos: máscaras, bonecos, objetos. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2002.
*
AMARAL, Ana Maria & BELTRAME, Valmor. Teatro de Bonecos no Brasil. No prelo, 2007.
*
ANDRADE, Mário de. As danças dramáticas no Brasil. In: Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte/Brasília: Itatiaia, Instituto Nacional do Livro, Fundação Nacional Pró Memória, 1992, (23-84). (v.1)
*
ANDRADE, Milton de & PETRY, Samuel. As matrizes corporais de Maricota: um estudo sobre o Boi-de-mamão. In: Revista Móin-Móin: revista de estudos sobreteatro de formas animadas, n. 3, Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007.
*


ANTUNES, Archibaldo. “A arte do mamulengo”. IN: SILVEIRA, Vássia Vanessa de
(ed.). Outras Palavras (revista). Ano II, número 14, outubro. Rio Branco: Secretaria de Estado de Educação e Assessoria de Imprensa; Governo do Estado do Acre/Fundação Elias Mansour, 2001.
*

ANZOLIN, Osvaldo Antônio. O objeto antropomórfico em cena: A experiência com o Grupo Atrás do Grito de Teatro. Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Artes - Mestrado, São Paulo-SP, 2007. (baixar em PDF).
*
APOCALYPSE, Álvaro. Dramaturgia para a nova forma da marionete. Belo Horizonte: EAM-Giramundo, 2000.
*
ASTLES, Cariad. “Corpos” Alternativos de Bonecos. In: Revista Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas, n. 5, Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2008.
*
BALARDIM, Paulo. Relações de vida e morte no teatro de animação. Porto Alegre: Edição do Autor, 2004.
____. Procedimentos dramatúrgicos no teatro de animação. Porto Alegre: TCC, ULBRA, 2006.
*
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1973.
*
BECKER, Howard. “Mundos Artísticos e Tipos Sociais”. IN: VELHO, Gilberto (org.)
Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977 a. (9-26)
____. Arte como ação coletiva. IN: Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro Jorge Zahar Editor, 1977 b.
*
BELTRAME. Valmor. Teatro de bonecos no Boi-de-Mamão: festa e drama dos homens no litoral de santa Catarina. São Paulo: Dissertação-Mestrado, ECA-USP, 1995.
____. Revelar e esconder: o trabalho do ator bonequeiro. Florianópolis: UDESC, 2004.
____ (Org.) Teatro de sombras: técnica e linguagem. Florianópolis: UDESC, 2005. ( Em PDF)
____. Transformações na linguagem do teatro de: a criação do espetáculo teatral. Trabalho oriundo da Pesquisa “Teatro de Bonecos: transformações na poética da linguagem”. Parte publicada no livro Vida de Boneco. Curitiba: ImagemSul. 2007.

____. e ARRUDA, Kátia de. Teatro Lambe-lambe, O Menor Espetáculo do Mundo em "Teatro de Bonecos: Transformações na Poética da Linguagem" (baixar em PDF).
____. e MORETTI, Maria de Fátima de Souza, Kantor, Duchamp e os objetos, (baixar em PDF)
*
BERNARDO, Gustavo. “O caso do professor de mimese”. In. Revista Eletrônica.
Polêmica. Agosto/2005. www.revistapolêmica.com/djz6sa75.htm
*
BERTHOLD, Margot. História mundial do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1990.
*
BORBA FILHO, Hermilo. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo Editora, 1966.
____. Três espetáculos populares de Pernambuco. In: Revista Brasil Açucareiro, p. 58- 63, Recife, agosto, 1967.
____. Fisionomia e espírito do Mamulengo. Rio de Janeiro: INACEN, 1987
*
BORRALHO, Tácito Freire. O boneco – do imaginário popular maranhense ao teatro. São Paulo: Dissertação-Mestrado, ECA-USP, 2002.
*
BRAGA, Humberto. Aspectos da história recente do Teatro de Animação no Brasil. In: Revista Móin-Móin: revista de estudos sobre teatro de formas animadas, n. 3, Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007.

*
BROCHADO, Izabela Costa. Distrito Federal: o mamulengo que mora nas cidades 1990- 2001. Dissertação de Mestrado em História. Programa de Pós-Graduação em História. Instituto de Ciências Humanas. Universidade de Brasília, 2001.
____. Mamulengo puppet theatre in the socio-cultural context of twentieth-century Brazil. Tese de Doutorado em Filosofia. (PhD). Samuel Beckett Centre School of Drama. Trinity College Dublin, 2005.
*
CANELA, Ricardo Elias Ieker. A construção da personagem no João Redondo de Chico Daniel. Dissertação/Mestrado. Natal: UFRN, 2004.
*
CASATI, Roberto. A descoberta da sombra. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
*
CAVINATO, Andréia Aparecida. Uma experiência de teatro e educação: a história do menino navegador e seu indomável Ventoforte. Dissertação/Mestrado. ECA-USP. São Paulo, 2003.
*
CINTRA, Wagner. O Circo da Morte - A especificidade do jogo entre o humano e o inanimado no Teatro de Tadeuz Kantor. São Paulo: Dissertação-Mestrado, ECA-USP, 2003.
*
COSTA, Felisberto Sabino da. Algumas palavras sobre a arte da manipulação (ou da animação) ou conforme os desideratos de cada qual. In BELTRAME, Valmor (Org.) Teatro de Bonecos: distintos olhares sobre teoria e prática. Florianópolis, UDESC, 2008.
*
COSTA, Felisberto Sabino da. A poética do ser e não ser - procedimentos dramáticos no teatro de animação. São Paulo: Tese-Doutorado, ECA-USP, São Paulo, 2000.
*
CRUZ, Ana Paula Almeida da. Títeres: entre a magia e a mercadoria. Curitiba: Dissertação-Mestrado, UFPR, 2006. (baixar em PDF)
*
DETIENNE, Marcel. “Era uma vez...” (9-14); “Pela boca e pelo ouvido” (48-84); “A
ilusão mítica” (85-119; “Grego de duas cabeças” (185-217); “O mito inascessível” (218- 234). IN: A invenção da mitologia. Rio de Janeiro: José Olympio; Brasília: UnB, 1998.
*
DIÓGENES, Glória. Cenas de uma tecnologia social: Botando Boneco (Experiências do SESI-CE com teatro de bonecos). São Paulo: Annablume, 2004.
*
DUTRA, Patrícia. Trajetórias de criação do Mamulengo do Professor Benedito em Chão de estrelas e Mais Além - ato, ritual arte e cultura popular. Dissertação/Mestrado. UFSC: Florianópolis, 1998.
*
DURAND, Gilbert. A Imaginação Simbólica. São Paulo: Cultrix, 1995.
*
ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
*
ESCUDEIRO, Angela. O Bonequeiro de Escada. Fortaleza: IMEPH, 2007.
*
ESMERALDINO, Cristine Medeiros. Um Olhar Semiótico sobre o teatro de Animação. Artigo de Graduanda do Curso de Educação Artística-Licenciatura em Artes Plásticas. (?) (baixar em PDF)

*
FIGUEIREDO, Fernanda de Sousa. TEATRO DE SOMBRAS: O PERCURSO DOS GRUPOS
BRASILEIROS – KARAGÖZ K E LUMBRA. Trabalho de Conclusão de Curso como requisito para obtenção do título de Licenciada em Educação Artística com Habilitação em Artes Cênicas. UDESC, SantaCatarina,2008. (Em PDF)

*
FREIRE, Susanita. O fim de um símbolo. Theatro João Minhoca Companhia Authomática. Rio de Janeiro: Achiamê, 2000.
*
GERVAIS, André-Charles. Gramática Elementar para Manipulação de Bonecos de Luva. Trad.: Álvaro Apocalypse. Paris: Bordas, 1947.
*
GIROUX, Sakae M. & SUZUKI, Tae. Bunraku: um teatro de bonecos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
*
GRIGOLO, Gláucia. O paradoxo do ator-marionete: diálogos com a prática contemporânea. Florianópolis: Dissertação-Mestrado, UDESC, 2005 (baixar em PDF)
*
GURGEL, Deífilo. João Redondo – um teatro de bonecos do nordeste. Petrópolis: Vozes/UFRN, 1986.
*
HOUDART, Dominique: Manifesto por um teatro de marionete e de figura. In Móin- Móin Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas N.4. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano3, v4, 2007.
*
HUGO, Victor. Do Grotesco e do Sublime – Tradução do “Prefácio de Cromwell.(Tradução, Célia Berretini). São Paulo: Perspectiva, 1988.
*
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 1993.
*


JÚLIO, Larissa Miranda. O Mamulengo na Cultura de Massas e na Cultura Popular Brasileira. Revista Poiésis n. 16, p. 110-117, dezembro de 2010. (baixar em PDF).

KLEIST, Heinrich Von. Sobre o teatro de marionetes. Rio de Janeiro: MINC, 1952 (baixar em PDF).
*
KUSANO, Darci. Os teatros Bunraku e Kabuki: uma visada barroca. São Paulo: Perspectiva, 1993.
*
LIMA, Marcondes. A arte do brincante no mamulengo e no bumba-meu-boi. Disertação/Mestrado. UFBA: Salvador, 2003.
*
LIMA, Marcondes. Teatro de bonecos – o riso como instrumento de educação. Recife: Monografia, UFPE, 1997.
*
LUNA, Ive Novaes. Música de festa para o encontro com Ilo Krugli. Dissertação/Mestrado. UDESC. Florianópolis, 2007.
*
MACHADO, Arlindo. Máquina e imaginário. São Paulo, Edusp, 1993.
*
MAESTRI, Antonio João. O Boi de Mamão no teatro de bonecos. Nova Trento (SC): TCC, UDESC, 2003.
*
MAIA, Urânia. Contanto Estória, Criando História – Os Caminhos do Teatro de
Bonecos em Salvador. Dissertação de Mestrado PPGAC/UFBA. 2002.
*
MALAFAIA, Marcos. Giramundo: Memórias de um Teatro de Bonecos. 2006.
*
MAMULENGO Rio de Janeiro, SNT, n. 1, julho/setembro de 1973
(baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 2, outubro de 1973/março de 1974 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 3, abril/junho de 1974 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 4, dezembro de 1975 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 5, dezembro de 1976 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 6, dezembro de 1977 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 7, dezembro de 1978 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 8, dezembro de 1979 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos) Rio de Janeiro, SNT, n. 9, 1980 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 10, junho de 1981 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 11, julho de 1982 (baixar em PDF).

_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 12, 1984 (baixar em PDF).
_____. (Revista da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Rio de Janeiro, SNT, n. 14, 1988-98 (baixar em PDF) *
MARQUES, Carolina Garcia. Estudo introdutório sobre o teatro de animação no RS: Formação e produção do conhecimento. Porto Alegre: TCC, UFRGS, 2005.
*
MIACHON, Emile. A abordagem cultural na prática pedagógica: Análise de uma experiência com o teatro de bonecos em escolas públicas. Campinas-SP, década de 2000. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 2006 (baixar em PDF).
*

MOIN-MOIN, Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, UDESC e SCAR – Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul. ( baixar em PDF.: Número 1, Número 2, Número 3, Número 4, Número 5, Número 6, Número 7 ).
*
MONESTIER, Claude. Manipulação à vista – marionetes e objetos. In: Revista
Mamulengo, n. 03, Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Teatro de Bonecos, 1984.
*
MORETTI, Maria de Fátima de Souza. A dramaturgia no teatro de animação: características e especificidades. Florianópolis: Monografia-Especialização UDESC, 1997.
____. Encanta o objeto em Kantor. Florianópolis: Dissertação-Mestrado, UFSC, 2003.

____. A Performance dos Bonecos entre formas e imagens. VI Congresso de Perquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2010 (baixar em PDF).
*
MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de. O teatro que o povo cria: cordão de pássaros, cordão de bichos, pássaros juninos no Pará. Da dramaturgia ao espetáculo. Belém: Secult, 1997.
*
NASCIMENTO. Emerson Cardoso. Teatro de sombras na escola. Florianópolis: TCC-UDESC, 2005.

*
OIDA. Yoshi. O Ator Invisível. São Paulo: Beca, 2001.
*
OLIVAN, Liliana Elisabete. O grotesco no teatro de bonecos. Dissertação-Mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1997.
*

OLIVEIRA JR, Francisco Guilherme de. A Materialidade no teatro de animação. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação em educação. Universidade de Brasília. Faculdade de educação. 2009. (Em PDF)
*
PERRÉ, Renato. O ator no teatro de formas animadas: contribuição ao exercício cênico no teatro de animação. Curitiba: Editora do autor, 1997.
____ . O ator no teatro de formas animadas. Curitiba: Edição do Autor, 1998.
*
PIMENTEL, Altimar de Alencar. O mundo mágico de João Redondo. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, Ministério da Educação e Cultura, 1971.
_____. João Redondo. In: Revista Brasileira de Folclore. Rio de Janeiro, set./dez. 1974.
_____. Vaqueiros heróicos e sagazes. In: Vida & Arte. (xerox). Sem referência de local, editora e data de publicação.
---------. O mundo mágico de João Redondo. Rio de Janeiro: Minc/Inacen, 1987.
*
PIRAGIBE, Mário. Relações entre a animação de formas e aspectos contemporâneos de encenação no teatro de Ilo Krugli.TCC. UNIRIO, Rio de Janeiro, 2001.
*
PIRAGIBE, Mario Ferreira. Papel, Tinta, Madeira, Tecido... Um estudo da
conjugação de elementos dramatúrgicos... 214 p. Dissertação (Mestrado em Teatro) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
*




RIBEIRO, Kaise Helena T. A dialogicidade no Mamulengo Riso do Povo: interações construtivas da performance. Brasília: UnB, Instituto de Artes, 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes). Programa de Pós- Graduação em Artes da Universidade de Brasília. Brasília, 2010. (Em PDF)
*
RIPELLINO, A. M. Maiakovski e o teatro de vanguarda. São Paulo: Perspectiva, 1971.
*
ROLIN, Carla de Souza. O ensino de teatro de formas animadas na escola pública florianopolitana. Florianópolis: TCC, UDESC, 1999.
*
ROSE, Diana. Análise de imagens em movimento. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
*
SANTOS, Fernando Augusto Gonçalves. Mamulengo: um povo em forma de bonecos. Rio de Janeiro: Funarte, 1979.
*
SCHNAIDERMAN, Boris. A poética de Maiakóvski. São Paulo: Perspectiva, 1971.
*
SIMÕES, Chico & CARVALHO NETO, Alípio. “O teatro de bonecos brasileiro”. In. Revista Puck nº. 9, 2005. (Postagem em Instituto Mamulengo Social)
*
SIMÕES, Francisco de Oliveira Neto. A Tradição do Mamulengo. Relatório de Pesquisa apresentado ao Minc do Brasil – Bolsa Virtuose. Brasília, 2001.
*
SILVA, Josias Wanzeller da. O teatro de boneco mamulengo e a auto-estima dos alunos defasados série-idade. Brasília: TCC, UNB, 2006.
*
SILVEIRA, Sonia Maria. O teatro de bonecos como prática educativa. Florianópolis: Dissertação-Mestrado, UFSC, 1997.
*
SIMÕES, Francisco de Oliveira Neto. A tradição do Mamulengo. Relatório de Pesquisa apresentado ao Minc do Brasil – Bolsa Virtuose. Brasília, 2001.
*

SITCHIN, Henrique. A Possibilidade do Novo no Teatro de Animação, edição do autor por meio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro (Companhia Trucks – Teatro de Bonecos), São Paulo 2009. _____. O papel do ator animador na cena teatral, 2010.
*
SOBRINHO, José Teotônio. O Ator no Teatro de Imagens. 146 p. Dissertação
(Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
*
SOUZA, Alex de. O que é aquilo atrás do boneco?! Um estudo sobre animação de bonecos à vista do público. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Artes Cênicas, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007 (baixar em PDF).
*
SOUZA, Marco. O kuruma ningyo e o corpo no teatro de animação japonês. São Paulo: Anna Blume, 2005.
*
VIEIRA, Sergio. Vida de boneco. Curitiba: Imagemsul, 2006.
*
ZUEBACH, Christine (ed.). Teatro de marionetas: tradição e modernidade. Évora: Casa do Sul editora, 2002.
*

Máscara


ACHCAR, Ana. O papel do Jogo da máscara teatral na formação e no treinamento do ator contemporâneo. Rio de Janeiro: Dissertação-Mestrado, UNIRIO, 1999.
*
BARBOSA, Juliana Jardim. O ator transparente: o treinamento com as máscaras do palhaço e do bufão e a experiência de um espetáculo: Madrugada. São Paulo: Dissertação-Mestrado, ECA-USP, 2001.
*
BORNHEIM, Gerd A. O sentido e a máscara. São Paulo, Perspectiva, 1975.
*
CONCESSA, Isabel. O uso da máscara no teatro. Recife: Monografia-Especialização, UFPE, 1988.
*
FELÍCIO, Vera. Máscara: processo de metamorfose, enigma do não originário. São Paulo: Tese-Livre Docência, FFLCH-USP, 1994.
*
JACOBBI, Ruggero. Goldoni e a commedia dell’arte. Apêndice sobre as máscaras. In: A expressão dramática. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura: Instituto Nacional do Livro: Biblioteca de Divulgação Cultural, 1956, p.17-36; 37-41
*
LODY, Raul. Cazumbá: máscara e drama no boi do Maranhão. (catálogo de exposição). Rio de Janeiro: Funarte, CNFCP, 1999.
*
LOPES, Elizabeth Pereira. A máscara e a formação do ator. Campinas: Tese-Doutorado, Unicamp, 1991.
*
REINISCH, Kátia. O ator sob a máscara. Florianópolis: TCC, 2005.
*
SILVA, Luciana Cesconetto Fernandes. A utilização da máscara neutra na formação do ator. Florianópolis: Dissertação-Mestrado, UDESC, 2001.
*
SOARES, Ana Lúcia Martins (Ana Aschcar). O Papel do jogo da máscara teatral na formação e no treinamento do ator contemporâneo. Dissertação (Mestrado em Teatro). Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação, UNIRIO, 1999.
*
TRIGO, Isa Maria F. O poder da máscara: uma experiência de treinamento do ator. Salvador: Dissertação-Mestrado, UFBA, 1998.
*