22.8.09

BOCA DO INFERNO - Das Helmi

WORKSHOP E SELEÇÃO PARA MONTAGEM
Na 2ª edição do Fiac

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro (das 10h às 12h e das 14h às 18h), será realizado em Salvador um workshop para selecionar os participantes baianos para o espetáculo de bonecos “Boca do Inferno”, nova montagem do grupo alemão Das Helmi. Durante o workshop serão escolhidos 06 artistas entre atores, manipuladores de bonecos e músicos. O Das Helmi que já esteve no Brasil em 2008, no festival Kulturfest Itinerante, percorreu diversas cidades do sul, sudeste e nordeste do país, inclusive Salvador, e apresentou uma adaptação do “Fausto” de Goethe, dando a esse texto uma leitura contemporânea abordando a relação entre a busca do tempo perdido e o mom ento da eterna felicidade e satisfação.
Neste novo projeto, “BOCA DO INFERNO”, o grupo alemão volta a capital baiana no intuito de investigar a obra de Gregório de Matos, desenvolvendo e concebendo o espetáculo junto com o elenco que parte de uma viagem imaginária ao futuro (nosso presente) do poeta barroco baiano Gregório de Matos, o “Boca do Inferno”. Um duro crítico das condições de vida coloniais, do comportamento antiético dos colonizadores, especialmente do clero um mestre em sátiras obscenas. Porém, surpreendentemente a critica e a sátira contida em sua obra apresenta-se absolutamente adequada aos tempos atuais.
A inscrição para o workshop/seleção será feita através do envio do currículo e carta de motivação até 25 de setembro para o inscricoesbocadoinferno@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Para poder participar do projeto deve-se ter disponibilidade para ensaios e apresentações no período de 28 de setembro a 13 de novembro. Os ensaios com os artistas selecionados acontecerão de 01 a 25 de outubro (das 9h às 13h e das 16h às 20h de segunda a sábado). As apresentações estão previstas para acontecer dentro da programação do FIAC Bahia entre 26 e 31 de outubro, e em outras cidades brasileiras em novembro de 2009. Em 2010 o espetáculo seguirá em turnê pela Alemanha.

Onde: Teatro Castro AlvesQuando: dias 28, 29 e 30 de setembro (das 10h às 12h e das 14h às 18h).

Inscrições através do envio do currículo e carta de motivação para o endereço eletrônico inscricoesbocadoinferno@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Quanto: inscrição gratuita para workshop/seleção. Os artistas selecionados serão remunerados para participar da montagem.

A participação no workshop de seleção não e remunerada, e também não é previsto o reembolso de possíveis custos de viagens e estadia dos participantes.

Realização: colaboração entre o Goethe-Institut, o Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC), a Fábrica de Cultura Internacional Kampnagel Hamburg (Alemanha) e a interior Produções Artísticas Internacionais de São Paulo. A produção é patrocinada pela Fundação Federal de Cultura da Alemanha (Kulturstiftung des Bundes) e faz parte do projeto “Tupi or not Tupi – Perspectivas Pós-Coloniais do Teatro Contemporâneo em 4 Co-Produções com Artistas Brasileiros e Alemães”.

E-mail: inscricoesbocadoinferno@gmail.com. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Site: www.fiacbahia.com.brContato: 71 3012-3900.
Para maiores informações do grupo visite: http://www.das-helmi.de