19.7.08

Kulturfest, Fausto em Salvador

Nos dias 18 e 19 de julho, o grupo alemão de teatro "Das Helmi" encena uma versão inovadora de Fausto de Goethe. Música ao vivo, mistura tragédia e comédia e reinventa a tradição de teatro de bonecos e do cabaré alemão, com a participação especial da cantora alemã Cora Frost e da atriz Isabella Parkinson.

"Sobre a montagem de Fausto:
Por um lado deve estar óbvio nesta encenação o aspecto tipicamente alemão do Fausto. Deve ficar nítido algo da preocupação, da fidalguia e do pecado original, do medo frente às mulheres. Por outro lado o enredo deve ser multicolorido, como um melodrama, como uma telenovela (Mefisto seduz Fausto, Fausto seduz Gretchen, Gretchen envenena sua mãe. Fausto esfaqueia o irmão dela. Gretchen afoga seu filho.) Um choque dialético de opostos pode servir como fonte de idéias : o teórico arrogante que se depara com a vida real , a Alemanha em confronto com o Brasil, o turista alemão com vigaristas brasileiros, o indivíduo racional com sua sexualidade reprimida, o Fausto provinciano e conservador com o Mefisto das ruas, o fanático pelas estruturas com o irresponsável. Também o capitalista com o ingênuo.Um espetáculo onde estaremos trabalhando com os estereótipos de ambas as culturas. Na música também a mixagem das culturas: canções alemãs [aquelas que se cantam nos bares e festas tradicionais da cerveja) aos ritmos do samba e pagodes. As invocações dos espíritos, "pontos" e canções de candomblé , capoeira da Angola e outras canções alemãs. O amor, em versões de famosas musicas românticas em alemão...Uma narrativa sem legendas, atrativa e compreensível para um público brasileiro, mas não ocultando ou negando a origem alemã, mas, ao contrário, destacando elementos e detalhes tipicamente alemães.Uma versão do Fausto de Goethe, com musica ao vivo, misturando tragédia e comédia, reinventando a tradição do Cabaré Alemão. Atores, bonecos e músicos, poesia e rock reinventando a mais tradicional e conhecida obra da literatura alemã."
Dia 19, sábado o grupo, "Das Helmi" apresenta, às 15h, o espetáculo infantil "O Príncipe Sapo", um dos clássicos dos Irmãos Grimm. "O príncipe sapo" do grupo "Das Helmi" é apaixonante, com muita música, bonecos e brincadeira.

O Das Helmi é um grupo de teatro que trabalha com atores e bonecos e desenvolveu desde 2002 - quando o grupo surgiu e fazia apresentações em uma praça de Berlin chamada Helmholtzplatz - uma forma e um estilo de trabalho muito especial e peculiar.Sempre trabalhando com música ao vivo, mais do que contar historias ou manipular com maestria bonecos, eles criam uma atmosfera bastante envolvente e cercada de uma grande energia e sempre apropriando-se de elementos da realidade que os cerca. No ano de 2007 o grupo Das Helmi ganhou no Impulse Festival o premio do "teatro livre da Alemanha".O grupo é formado por três integrantes: Florian Loycke, Brian Morrow e Emir Tebatebai.

Depois de Salvador, o Kulturfest Itinerante segue para Fortaleza, a partir do dia 23 de julho./