26.9.12

Espetáculo e Palestra de Hasan Erkek, especialista em Karagöz em São Paulo



A Paideia Associação Cultural traz ao Brasil o Prof. Dr. Hasan Erkek, especialista em Karagöz, o Teatro de Sombras da Turquia. O espetáculo Bogac Khan, de sua autoria, será encenado pelo Teatro Estatal de Ankara no dia 30/09, domingo, às 11h30 e 16h00. Na segunda-feira, 1/10, às 17h30, o Prof. Hasan ministra a palestra Memet Baydur’s Kamyon (o caminhão): Uma peça inaugural no teatro turco em sua jornada da tradição ao futuro, sobre as mudanças ocorridas no teatro para o público infanto-juvenil na Turquia e
os temas que têm sido tratados nas peças para esse público.

As atividades contam com o apoio de Turkish State Theaters e integram a programação do VI FESTIVAL INTERNACIONAL PAIDÉIA DE TEATRO PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE: UMA JANELA PARA A UTOPIA, que acontece de 27 de setembro a 2 de outubro na Rua Darwin, 153, no Alto da Boa Vista, em Santo Amaro. Informações pelo tel: 11-5522-1283. O festival conta com a parceria do SESC, que também receberá parte da programação na unidade Santo Amaro. Confira a programação em http://www.paideiabrasil.com.br/br/festival

Hasan Erkek é dramaturgo, autor da peça “Bogac Khan”, de diversos livros e vencedor de vários prêmios, entre eles Princesa Flor, concedido pela ASSITEJ (Associação Internacional de Teatro Para Crianças e Jovens) - ITI (Instituto Internacional de Teatro) e IPF (Fórum Internacional de Dramaturgos). Atualmente é presidente do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Anadolu. Ministra cursos de dramaturgia e teatro contemporâneo. Participa de simpósios, conferências e festivais internacionais. Entre suas teses destaca-se a Tese de Comédia e Métodos Cômicos na George Bernard Shaw.
 
 Espetáculo Bogac Khan (Boğaç Han) com o Teatro Estatal de Ankara, da Turquia. Apresentação em turco com tradução parcial. Dia 30/09, domingo, às 11h30 e 16h. Recomendado para maiores de 7 anos. Duração: 60 minutos. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (estudantes, idosos, aposentados, professores e classe artística, mediante comprovante).

Autor: Prof. Dr. Hasan Erkek | Direção: Rasim Aşinff | Cenário: Sinan Yardimedici | Figurinos: Fatma Görgü | Iluminação: Mehmet Yaşayan | Elenco: Orkide Çivicioğlu, Neriman Kılıç, Zafer Güllü, Ümit Hasret Aslan, Acan Ağır Aksoy, Volkan Özman e Gözde Akın | Equipe técnica: Ali Eroğlu, Erdal Kars, Gökhan Gökçe e Pınar Güldü | Equipe dos Teatros Estatais da Turquia: Sr. Lemi Bilgin, Diretor Artístico Geral; Sr. Sükun Işıtan, Chefe do Departamento de Relações Internacionais e Festivais e Sr. Ahmet Burak Bacınoğlu, Assistente de Direção do Teatro Estatal de Ankara.

Palestra Memet Baydur’s Kamyon (o caminhão): Uma peça inaugural no teatro turco em sua jornada da tradição ao futuro, com Hasan Erkek. Dia 01/10, segunda-feira, às 17h30. Entrada franca.

Sombras em Brasília

Esta exposição  mostra instrumentos, técnicas e a história do teatro de fantoches chinês, arte milenar da tradição popular considerada a origem do cinema de filmes de movimento e fala. A exposição apresentará a magia da arte do teatro de sombras, eleito como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco, com sua história, as categorias em que se divide, os instrumentos e as técnicas que utiliza, além de mostrar a produção de fantoches.