4.4.11

Auto da Catingueira de Elomar com bonecos do Giramundo

O  Palácio das Artes em Belo Horizonte - MG, recebe em seu Grande Teatro nos dias 16 e 17 de abril o espetáculo O Auto da Catingueira, ópera popular escrita por Elomar. Estarão com ele Xangai, Saulo Laranjeira, Dercio Marques, Luciana Monteiro, Marcelo Bernardes, Ocelo Mendonça e João Omar, filho do compositor que também faz a Direção Musical. Essa nata de compositores, músicos e cantadores estará acompanhada de bonecos do Giramundo construídos especialmente para o evento com Direção de Cena de João das Neves.


Capa do álbum duplo em vinil de 1984

João Omar fez a direção musical do nosso primeiro espetáculo,  A Cobra Morde o Rabo de 1999 e compõs a trilha sonora de O Combate de 2000, grande parceiro e amigo pessoal d'A Roda. Já na época ele nos falava desse desejo do pai de encenar a ópera. É uma alegria saber dessa realização. Tomara consigam também trazer o Auto aquí pra Bahía.

''No momento, parte das atenções se voltam para a oficina do grupo de teatro de bonecos Giramundo, na capital mineira. Lá estão sendo finalizados os 16 bonecos que fazem parte do elenco e que darão vida a personagens como Dassanta, Lobisomem, Cantador do Nordeste, o tropeiro Chico das Chagas e o Cego cantador. Os trabalhos começaram há cerca de dois meses, envolvendo isopor, madeira e papel craft, entre outros itens. Metade dos bonecos ficará com cor e textura dos materiais empregados. “A intenção é valorizar mais a forma do que a cor, colorindo os bonecos com a luz. O Auto não é o mundo do ornamento”, explica Marcos Malafaia, diretor da companhia, criador dos bonecos e preparador de cena.

Por enquanto, marionetistas, instrumentistas, cantores, iluminadores, cenógrafos e narrador trabalham separadamente. Somente no dia 6 é que todos os envolvidos se encontrarão para série de oito ensaios coletivos no Teatro Dom Silvério. “Conhecia as músicas mais famosas do Elomar, do rádio e da época da faculdade. Foi uma surpresa grande estudar a fundo o Auto. É daquele tipo de obra que quanto mais conhecemos, mais lados e virtudes descobrimos. É como uma caixa que se desdobra. Traduziremos isso de maneira visual. Além disso, é um privilégio poder trabalhar com o autor”, conta Marcos Malafaia.
(...)
Esta é a primeira vez que o Giramundo trabalha em parceria com grupo formado por ex-integrantes da companhia. Neste caso, trata-se do Terno Teatro (Camila Polatsheck, Paulo Emílio Rocha Luz, Márcio Antonio de Miranda e Fabíola Rosa), responsável pela construção e manipulação dos bonecos – a criação e supervisão estão a cargo de Marcos Malafaia. (...)


Elomar, que recebeu a equipe na Casa dos Carneiros, propriedade rural onde mora, na caatinga baiana, promoveu lá uma audição comentada do Auto da catingueira. Assim, expôs suas intenções em relação à montagem e eliminou quaisquer dúvidas em relação à linguagem, baseada no português rústico falado no sertão, recriado poeticamente. “Ele fez pedidos de personagens dos quais faz questão e percebemos que o que ele queria era traduzir em imagens o aspecto fantástico da obra, com arquétipos. Daí o interesse dele pelos nossos bonecos. Ficaria incompleto se fossem humanos atuando”, esclarece o diretor do Giramundo.''





O Auto da Catingueira
Data: 16 e 17 de abril
Horário: sábado às 21h, domingo às 19h
Local: Grande Teatro, Avenida Afonso Pena, 1537, Belo Horizonte
Valor: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (*meia-entrada).
Duração: 2h
Classificação etária: livre
Informações: (31) 3236-7400