21.10.07

Desconcerto



O Teatro Gente-de-Fora-Vem e a Cooperativa Baiana de Teatro apresentam DESCONCERTO. Encenação do texto de Diana Raznovich, inédito no Brasil.
Temporada de 18 a 27 de outubro (Quinta à Sábado) às 20 hs.
Teatro Gregório de Matos. Praça Castro Alves, s/n – Centro.
Contato: Gabriela Sanddyego. Tel. (71) 8818 7949
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)








Desconcerto é um monólogo onde a pianista Irene della Porta fala com seu público sobre o pacto que fez com seu empresário para tocar o Som do Silêncio no lugar da Sonata Patética de Ludwig Van Beethoven. Este pacto a atormenta mas, paradoxalmente, lhe traz um enorme êxito profissional já que o público lota seus “desconcertos” para aplaudir seu fracasso. Estreada em 1981, no Ciclo de Teatro Aberto, em Buenos Aires, durante o período da ditadura militar argentina, esta obra já foi traduzida e representada na Alemanha, Espanha, Itália e Inglaterra, transcendendo os localismos alude às condições de vida que a fascistização de qualquer sociedade humana. O texto de Diana Raznovich foi considerada pelo Jornal El País, da Espanha, como uma das “mais belas e poéticas manifestações teatrais de nossa própria repressão”.



Direção: Juliana Ferrari
Assistência de Direção: Monize Moura
Elenco: André Rosa
Preparação Vocal: Janaína Carvalho
Operação de Luz e Som: Cláudio Mendes
Produção Executiva: Gabriela Sanddyego e Zero71 Marketing e Entretenimento
Artistas Convidados
Figurino: Tarcísio Almeida
Cenário: Fábio Pinheiro
Maquiagem: Pedro Costa
Design Gráfico: Leon Bucaretchi



Verdadeiramente adorável o cartaz do Leon mostrando o piano como ausência. Ele não tinha nenhuma outra referência porque o piano utilizado em Desconcerto ainda não existia. Este é um espetáculo que parte da sinceridade de intenções. Como se vê nas fotografias o piano continua representrando a ausência ou a intenção de existir. Que existir será esse que nunca se manifesta e que serão todos estes equivocados ensaios de existir que nos humilham?



O Teatro Gente-de-Fora Vem é uma companhia, sediada na cidade de Salvador Bahia, e atualmente membro da Cooperativa Baiana de Teatro. Desenvolve há quatro anos trabalhos de pesquisa continuados na área de Artes Cênicas.


(Fotografia de André Rosa como Irene Della Porta em Desconcerto.



Os desenhos que ilustram a postagem são charges de Diana Raznovich)