20.2.11

Fernando Augusto

Fernando Augusto Gonçalves é bonequeiro, cenógrafo, pesquisador do boneco e das artes de tradição popular, participa do Mamulengo Só-Riso, criador do Museu do Mamulengo — Espaço Tiridá, da Fábrica de Alegorias e do Museu do Artesanato de Pernambuco, entre outras coisas.


Conhecí Fernado Augusto no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Olinda em 1999 quando estivemos lá com o primeiro espetáculo d'A Roda "A Cobra Morde o Rabo". Neste mesmo ano participamos do Projeto Nordestes promovido pela Fundação Joaquim Nabuco em parceria com o SESC São Paulo (Pernambuco é uma festa!). Fernado Augusto é um importante agitador cultural em Olinda e Recife; nestes últimos nove anos foi o responsável pela cenografia do carnaval de Olinda e é o homenageado de 2011.

"Há muitos anos ele vem deixando a nossa cidade mais bonita. É uma homenagem mais do que merecida", afirmou o prefeito da cidade, Renildo Calheiros, na tarde desta quinta-feira (17), ao revelar quem seria o homenageado desta edição da festa em cerimônia realizada no Cine Olinda Convenções, próximo ao Clube Atlântico.

GETM - Grupo de Experimentação de Teatro em Miniatura - Belém do Pará