21.9.12

IX Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas




Atenção, todos podem participar, é só fazer o download da ficha de inscrição aqui, preenche-la e enviá-la para seminario.jaraguadosul@gmail.com
Segue abaixo algumas informações sobre o evento deste ano:

9º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Tema: Ensino e Formação Artística no Teatro de Formas Animadas
Data: 3, 4, 5 e 6 de outubro de 2012.

Local: Teatro da SCAR – Jaraguá do Sul, SC
Promoção: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul – SCAR.

Coordenação:
Valmor Níni Beltrame - ninibel@terra.com.br  e fabianalazzari@gmail.com (UDESC) Gilmar Moretti – gilmoretti@terra.com.br  (SCAR)
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas em: seminario.jaraguadosul@gmail.com
Serão emitidos certificados aos participantes do Seminário com 100% de frequência.

Objetivos:
  • Refletir sobre questões teóricas e práticas relativas ao Ensino e Formação Artística no Teatro de Formas Animadas;
  • Conhecer e debater os processos de ensino e formação do ator animador realizados por Universidades Brasileiras e por Grupos de Teatro.
 Abordagem do tema:

A formação dos artistas que trabalham com o Teatro de Formas Animadas no Brasil acontece, de modo predominante, no interior dos grupos de teatro durante a encenação e apresentação de espetáculos e em cursos e oficinas ministradas por artistas experientes cuja prática sistematizada propicia a jovens artistas, a aquisição de saberes sobre essa arte. Só a partir da metade da década de 1980 algumas Universidades Brasileiras passaram a incluir o ensino do Teatro de Formas Animadas nos currículos dos Cursos de Artes Cênicas. São oferecidas uma ou até três disciplinas, dependo de cada Universidade. Isso vem acontecendo em aproximadamente 15 universidades espalhadas pelo país. Diferentemente do que ocorre em outros países, no Brasil, não existem cursos técnicos ou cursos superiores dedicados a formação de artistas para o Teatro de Formas Animadas. No entanto, a complexidade do trabalho do ator-animador exige novas habilidades, principalmente àquelas relacionadas com possíveis interfaces com outras linguagens. Essas exigências podem ser verificadas na interdisciplinaridade das atuais montagens teatrais brasileiras. O uso de variados recursos cênicos, a utilização de bonecos e de objetos animados não antropomórficos, a presença mais evidente de atores na cena, a interação com mídias digitais, entre outros exemplos, fornecem uma visão da complexidade do trabalho a ser realizado pelos artistas que trabalham com o Teatro de formas Animadas.
Além das necessidades de formação para a utilização dos ferramentais que a tecnologia dispõe e para a utilização de interfaces com outras áreas do campo artístico, se evidencia a necessidade de formação básica que contemple as especificidades dessa linguagem artística.
Diante desta realidade, qual o papel das Universidades na formação de jovens artistas interessados em trabalhar com essa arte? Como são realizadas as atividades formativas nas Universidades e nos Grupos de Teatro? O que priorizar na formação de um jovem artista?
A perspectiva deste Seminário de Estudos é conhecer como ocorrem tais processos formativos, abrindo o debate sobre esse relevante tema: Ensino e Formação Artística no Teatro de Formas Animadas.
SEJAM BEM VINDOS! Logo teremos mais informações.
Confira agora algumas fotos do Salão de exposição de trabalhos em forma de banner do 8º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas.

La Capra Ballerina



O espetáculo italiano Dorme é concebido como uma dança lenta, sustentada pela especial técnica de marionetes de pulso. A menina vai dormir e inicia uma viagem dentro de seus sonhos e pesadelos, belezas e medos: peixes com cara de humanos que voam; a descoberta do seu próprio eu saindo de um closet; a descoberta da luz, das sombras, de suas próprias mãos; o encontro com a morte do seu gato de estimação e o ritual de enterrar o animal; a queda na água e a sensação própria de morte apenas a tempo de acordar e perceber que era um sonho. De que maneira somos conscientes de nossa criatividade noturna? Espetáculo concebido por Laura Bartolomei. Vencedor do concurso in-produzione 2011. festival Immagini Dell Interno, Pinerolo, Itália. Uma co-produção do Festival Immagini Dell Interno, Moody Mammoth Studio, Duoanfibios e a Lacapraballerina.

Meus queridos estão todos convidados a assistir este belissimo espetaculo!!
Aqui esta a agenda! Algumas outras datas serão confirmadas!

Por favor, me ajudem a divulgar!!