3.9.10

Inscrições para o I Festival de Teatro de Bonecos da região sudoeste da Bahia


Até 30 de setembro

Fonte: Secult - ascom@cultura.ba.gov.br

Grupos amadores e profissionais de Teatro de Boneco podem participar do Festival que acontece de 11 a 17 de outubro, no Centro de Cultura ACM, no município de Jequié. Evento conta com o apoio do Fundo de Cultura da Bahia.

Até o dia 30 de setembro estão abertas as inscrições para o I Festival de Teatro de Bonecos da Bahia que acontece entre os dias 11 e 17 de outubro no município de Jequié, a 365km da capital do Estado. Grupos amadores e profissionais se apresentarão no Centro de Cultura ACM, espaço administrado pela Fundação Cultural do Estado – FUNCEB, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado - SecultBA. O Festival tem o apoio da SecultBA através do Fundo de Cultura da Bahia.

Para se inscrever é necessário acessar um dos endereços eletrônicos (www.enfoquecultural.blogspot.com ou www.jequie.ba.gov.br), baixar o regulamento e a ficha de inscrição, preenche-la em programa word, em folha de ofício branca, tamanho A4, imprimir em uma via, encaminhando junto com DVD do espetáculo na íntegra devendo ser postada através de sedex para o Centro de Cultura ACM - Alto da Prefeitura, s/nº, Praça Duque de Caxias - Bairro do Jequiezinho – Jequié/Bahia - CEP 45.000-000. Serão aceitas propostas encaminhadas até o dia 30 de setembro. Para participar do festival os espetáculos não precisam ser inéditos e as inscrições são gratuitas.

O evento irá oferecer ainda oficinas gratuitas direcionadas para as escolas municipais e estadual da região. Os alunos terão oportunidade de aprender desde a manipulação dos bonecos até a sua construção, com aulas teóricas e práticas, a serem realizadas no Centro de Cultura ACM, com carga horária total de 28h.

“Essa é mais uma iniciativa da sociedade civil que é apoiada pelos mecanismos de fomento da Secretaria. O Teatro de Bonecos e toda sorte de teatro de animação é uma forma especial de teatro que exige técnicas específicas tanto na confecção dos bonecos/objetos/seres quanto na sua manipulação. Um festival específico para uma linguagem no interior da Bahia mostra que para haver movimento, basta puxar o fio – e a vida ao teatro de bonecos acontece”, completa o diretor de teatro da FUNCEB/SecultBA, Gordo Neto.

O projeto de descentralização da cultura, promovido pela SecultBA vem mostrando resultados. Somente no segundo semestre deste ano secretaria investiu mais de R$ 70 mil em dois festivais de teatro que acontecem no sudoeste do estado, promovendo a formação de platéia, a circulação dos espetáculos e artistas.

“Nessa gestão a SecultBA beneficia pela primeira vez os artitas da região do sudoeste e isso é muito importante para nós, porque antes o incentivo ia somente para capital. Com essa realidade nova, nós artistas nos sentimos estimulados a produzir mais, já que a SecultBA vê a importância do trabalho que estamos realizando aqui”, afirma o artista e proponente do projeto do Festival, Álvaro Araújo.

O Brasil é um dos países que possui tradição na arte de manipulação de bonecos. Como referência nacional estão Ilo Krugli do Teatro Vento Forte, de São Paulo, o grupo Giramundo, de Belo Horizonte, com mais de 40 anos de existência. “Podemos perceber a importância do gênero através da forte ligação que os espetáculos de teatro de bonecos têm com o público infantil. Na Bahia, vale citar o grupo A RODA, da artista Olga Gomez, que tem mantido sua pesquisa na criação, confecção e manipulação de seres que ganham vida, sejam através da técnica de sombras da manipulação direta ou da criação de animais e seres que são acionados mecanicamente ou mesmo se acoplam ao corpo dos atores, resignificando-o”, explica Gordo Neto.


O quê: inscrições para o I Festival de Teatro de Bonecos da Bahia
Quando: até 30 de setembro

Informações:
http://www.enfoquecultural.blogspot.com/ ou www.jequie.ba.gov.br
(73) 8851-3058 begin_of_the_skype_highlighting (73) 8851-3058 end_of_the_skype_highlighting / 3526-8051

Nenhum comentário: